Foto original do Red Tails of Tuskegee |
Histórias verídicas, Red Tails conta a história dos primeiros pilotos negros da força aérea dos EUA, que combateram durante a II Guerra Mundial enfrentando os perigos do conflito e os preconceitos raciais das altas patentes do exército norte-americano.
Trata-se exatamente do 332º esquadrão de combate e do 447º esquadrão de bombardeamento, que foram treinados em Tuskegee, no Alabama e por isso
ficaram conhecidos como Tuskegee Airmen, embora tivessem também alcunha de Airmen Redtails, pilotos da cauda vermelha ou Redtails Angels, anjos da cauda vermelha, por terem a cauda e bico dos aviões pintados de vermelho.
Até então, nenhum negro tinha sido piloto na força aérea dos EUA e os poucos afro-americanos que sabiam pilotar tinham sido treinados no estrangeiro ou centros de instrução civis. Em 1939, o governo de Washington aprovou o treino de pilotos negros em caso de emergência nacional e, num derradeiro esforço para impedir o acesso dos negros à Forca Aérea, os comandos exigiram candidatos com experiência de voo e formação universitária, mesmo assim alistaram-se 429 negros satisfazendo os requisitos.
O centro de treinos dos esquadrões 332 e 447 foi instalado em 1940 no Instituto Tuskegee, em Alabama, um estabelecimento de ensino aberto no fim da Guerra Civil como escola de formação de professorado para os escravos
recém-libertados e os seus filhos.
Em 2 de setembro de 1941, o então capitão Benjamim Oliver Davis Jr. tornou-se o primeiro piloto negro formado em Tuskegee e, até 1945, seguiram-se mais 996.
Davis foi o primeiro comandante do esquadrão 332 e mais tarde o primeiro general negro da Força Aérea dos EUA.
Os Tuskegee Airmen realizaram 1.578 missões e perderam 150 homens em combate ou acidentes. O esquadrão 332, dotado dos caças Mustang P-47, esteve envolvido na Operação Tocha, que expulsou as tropas nazistas da Sicilia e de Itália. O esquadrão 447 fazia escoltas de bombardeiros pesados com o Mitchell B-25, o mais famoso bombardeiro médio da II Guerra Mundial, capaz de operar a partir de porta-aviões e que foi usado também pelos ingleses e russos.
Foi creditado aos Tuskegee Aimen o derrube de 111 aviões inimigos, a destruição de 150 aviões em terra e de 950 comboios e colunas de camiões. Houve até um dia em que as metralhadoras do Mustang P-47 do tenente Pierson
afundaram um destróier alemão
Quer saber mais , contarei na 2ª parte desta série log,logo e o filme vem aí...
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